domingo, 30 de setembro de 2012

Momento Culinária 3 e Niver!


No último dia 27 foi meu aniversário.
Para comemorar com meus filhos e marido, resolvi eu mesma fazer o almoço para homenagear meus leitores portugueses, que são os  número 2  de visualizações (os primeiros são os brasileiros).
Fiz uma bacalhoada a portuguesa (da forma como aprendi a muitos anos com minha mãe).


Aqui o prato pronto.


Juntei todos os ingredientes (bacalhau do Porto limpo e dessalgado, cebolas, pimentões, cheiro verde, alho, cebol, batatas, azeitonas, azeite extra virgem e ovos cozidos.


Coloquei o azeite na frigideira e aqueci.



Acrescentei o alho espremido e deixei dourar.


Coloquei as postas de bacalhau do porto.


Deixei o bacalhau por alguns minutos, virando para cozinhar por igual.


Coloquei o bacalhau na travessa e reservei.


Na mesma frigideira onde grelhei o bacalhau, cozinhei as batatas em rodelas para aproveitar o sabor do peixe e do alho. (lembre-se de acrescentar o sal para o cozimento das batatas.


Enquanto as batatas cozinham, monte o prato para levar ao forno.
Acrescente as cebolas em rodelas, o pimentão, e se preferir algumas rodelas de tomate.


Acrescente as batatas cozidas, as azeitonas pretas portuguesas e regue com o azeite extra virgem.


Prato montado. Leve ao forno até perceber que o bacalhau está cozido totalmente. (lembre-se que como qualquer peixe, se cozinhar demais perde-se a maciez e o sabor do pescado).


Ao retirar do forno, acrescente os ovos cozidos partidos ao meio e polvilhe o cheiro verde bem picadinho.


Sirva com brócolis  e arroz branco, acompanhado de um bom vinho Português (e claro!)


Este vinho maravilhoso foi um presente de um amigo português muito considerado por meu marido.


Um brinde a Portugal e um brinde a aniversariante!
O aniver perfeito: boa comida, bom vinho e


Grandes amigos! (esta é a Nina, minha melhor amiga!).


Flôres lindas!


E um bolo de abacaxí (meu favorito)!.

Bjs a todos.

4 comentários:

  1. Liduh,primeiramente FELIZ ANIVERSÁRIO!!!Que bacalhoada maravilhosa você fez,hein?E o bolo então?! Também é o meu preferido.Adorei conhecer a NINA,que carinha de sapeca que ela tem,rsrs.
    Tudo de bom para você,amiga!Que tua vida seja repleta de muita paz e felicidade!
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Muitas Felicidades q Deus continue te iluminando e promovendo essa linda harmonia familiar, que é tudo na nossa vida!!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA, COLEGA DUTY!!
    FELIZ ANIVERSÁRIO ATRASADO. QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE E TE TRAGA MUITAS FELICIDADES, SAÚDE E PAZ TODOS OS DIAS DE TUA VIDA.
    SÃO MEUS SINCEROS VOTOS.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA. ABRAÇÃO PRA VOCÊ!! :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,Duty!E que delícia de bacalhoada!Deu até fome!E que fofinha a Nina!Uma gracinha sua cachorrinha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Anjos Tilda!

Desde que presenteei minha cunhada com o único anjo tilda que havia feito, venho ensaiando para fazer outros.  Até que em Dezembro fiz es...